Em Recife, terça feira cheia de atividades para a Caravana da UBES pelo passe livre. O presidente da entidade, Thiago Franco, chegou de madrugada especialmente para participar dos eventos. Foram duas atividades em colégio, pela manhã na Escola Estadual Joaquim Távora e a noite, na E. E. josé vicente Barbosa. à tarde, os dirigentes da UBES e da UMES, União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, deram o seu alô à prefeita de Olinda, Luciana Santos, ao Governador do Estado, Eduardo Campos, e até a Juninho Pernambucano, que estava presente no evento no Palácio do Governo.
As atividades nos dois colégios reuniram mais de 600 pessoas. Em Recife, a passagem custa R$ 1,60 – valor considerado muito alto pelos alunos. “Tem vezes que não temos passagem para ir à escola”, conta o estudante Linaldo Ferreira da Silva. Os dois debates começaram com a apresentação cultural da esquete do TearAtividade sobre o passe livre. Em ambas as atividades, dirigentes da UMES, União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas, falaram aos estudantes sobre a importância daquele momento – e eles assistiram, interessados, porque é que o passe livre é direito deles. Os diretores da UBES presentes na Caravana, Thiago Mayworm e Marcos Santos, falaram sobre o passe livre e o porquê da caravana.
Bagunça na E. E. Joaquim Távora
O presidente da UBES, Thiago Franco, destacou o fato de que o salário mínimo não acompanha o aumento do preço das passagens. Falou também que, hoje, o preço das passagens é um dos maiores motivos da evasão escolar e provocou: “eles não querem que as pessoas estudem, se esclareçam. Porque quem estuda tem maiores condições de lutar por seus direitos”. A estudante Paula Andréa, presidente do grêmio, convocou os estudantes à luta, lembrando a eles sobre o passe livre no Rio de Janeiro. “Se no Rio eles conseguiram, porque aqui em Recife a gente não consegue? Vocês podem ter certeza, eles não ficaram sentados olhando o céu esperando, eles foram à luta”, disse ela, em um discurso inflamado.
As atividades foram intercaladas pela passagem da Caravana pelo Palácio das Princesas, do governo estadual. Estavam lá o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o prefeito em exercício de Recife, Luciano Siqueira e a prefeita de Olinda, Luciana Santos. Os três receberam muito bem a equipe da UBES e os representantes do movimento estudantil pernambucano. Os três receberam e assinaram o PL do Passe Livre, e posaram para as fotos históricas com os representantes do movimento estudantil.
Um comentário:
Só é foda estar pela entidade no local com a camiseta da sua tese pro congresso. isso é bizarro.
Postar um comentário