segunda-feira, 28 de maio de 2007

Maceió: UBES participa de sessão sobre o Fundeb



Secretário Estadual de Educação, Marcos Santos, Judson Cabral, Fátim Bezerra, Thiago Mayworm e Alberto Sextafeira

Depois de rodar três mil quilômetros, passar por Guarulhos, Salvador, Camaçari e Aracaju, a Caravana UBES chegou a Maceió com uma missão especial: participar de uma mesa sobre o Fundeb na Assembléia Legislativa do Estado de Alagoas. Com o auditório lotado de prefeitos, vereadores, deputados e profissionais da educação, os diretores da UBES Marcos Santos e Thiago Mayorm fizeram bonito falando sobre educação e, claro, sobre passe livre.

O evento, proposto pelo deputado Judson Cabral, começou com as tristes estatísticas do estado de Alagoas, recolhidos durante o recadastramento de títulos eleitorais: 75% da população do estado é analfabeta ou tem primeiro grau incompleto. "Objetivo desta sessão é iniciar o debate sobre o Fundeb, e fazer com que a partir dele outros debates sejam encadeados", disse Judson.

O Fundeb entrou em vigor em 2007, após passar por anos de negociações e receber mais de duzentas emendas. O Fundo recolherá recursos públicos para a melhoria da educação – e aí se incluem creches, ensino fundamental e médio - e redistribuí-los entre os municípios, em um número proporcional aos alunos matriculados da localidade. "O Fundeb é um avanço histórico para a educação do nosso país", disse Thiago Maworm durante seu discurso. A Deputada Federal Fátima Bezerra, relatora do projeto de lei, esteve presente e falou sobre questões polêmicas sobre o projeto, como a participação de instituições de ensino privadas, a municipalização das verbas e da fiscalização do destino dos recursos. Fátima falou também de uma conquista importante do movimento estudantil: para fiscalizar o Fundeb, haverá um conselho com a participação de professores, sociedade civil e dois estudantes – um deles, da UBES.

Após a exposição dos convidads, a UBES pegou o microfone e falou a que veio. "Nós estamos percorrendo o país inteiro para lutar pelo passe livre estudantil", disse Marcos Santos, "e entendemos que a educação não é só ir à escola, mas é também ter acesso à cultura". O auditório, formado principalmente por educadores, veio abaixo. Pouco discutida durante o evento, a questão do passe livre foi tratada pela UBES e apoiada pelos presentes na sessão.

No final do evento, os diretores da UBES foram parabenizados pelos políticos locais. Marcos e Thiago aproveitaram também e entregaram o projeto de lei do passe livre aos presentes – Judson Cabral, Fátima Bezerra e ao presidente da sessão, Dep. Alberto Sextafeira.

A Caravana da UBES fica em Maceió até domingo. A partir de segunda, estaremos em Recife, Olinda e Cabo, promovendo atividades nas escolas locais.

Nenhum comentário: