quarta-feira, 6 de junho de 2007

Brasília: um passo para o passe livre

Público assiste a apresentação do TeatrAtividade, responsável por abrir as discussões

Chegamos em Brasília segunda-feira de manhãzinha, e fomos direto ao ponto: o Centro Educacional 01 do Cruzeiro. No auditório lotado, falaram ao público os dirigentes da UBES da Caravana, Thiago Mayworm e Marcos Santos, Felipe, vice-presidente regional da UBES, e o Deputado Paulo Tadeu, responsável pela apresentação e aprovação do projeto de lei do passe livre na Câmara. O evento ainda teve a presença ilustra da equipe da TV Câmara, que acompanhou o dia da Caravana para colher material para um documentário sobre o movimento estudantil secundarista.

Thiago Mayworm discursa, acompanhado pela equipe da TV Câmara

No Distrito Federal, a situação dos transportes públicos é delicada. Foi unânime, entre os presentes na mesa, que o transporte de Brasília "é o pior do país" - mas, ao mesmo tempo, a cidade está perto de garantir a passagem gratuita aos estudantes. A história é a seguinte: o Deputado Paulo Tadeu teve seu projeto de lei do passe livre aprovado na Câmara; mas então governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, vetou a lei. O veto, então, foi derrubado por pressões de deputados e estudantes; mas Roriz, mais uma vez, entrou com uma ação de inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Agora, o passe livre está nas mãos de um desembargador, que julgará a lei. Se ele a considerar constitucional, o direito entra em vigor.

Os diretores da UBES, Thiago e Marcos, lembraram aos presentes o histórico de lutas pelo passe livre, e mostraram que há várias cidades no país em que os estudantes já têm o direito. Falaram também que é preciso garantir o acesso não só à educação, mas também à cultura, ao lazer e ao esporte. O passe livre deve ser integral e irrestrito. Por fim, lembraram a trajetória de conquistas do movimento estudantil e convocaram os estudantes para uma mobilização.

Paulo Tadeu (foto a dir.) disse que a presença da Caravana, nesse contexto, é fundamental para garantir a unidade entre os estudantes. "Eu gostaria que essa luta se estendesse para vários colégios. Quem garantiu a aprovação do passe livre na Câmara foram os estudantes, e confio nessa unidade de luta que está sendo construída a partir da Caravana", disse, em discurso.

Felipe, vice-presidente regional da UBES, convocou os estudantes para uma mobilização no próximo dia 29 de junho. A concentração será em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, local onde ocorrerá a decisão do desembargador responsável por julgar a constitucionalidade do passe livre.

Depois de Brasília, a Caravana cruza o cerrado e vai até Minas Gerais, onde realiza atividades em BH, Betim, Contagem e Juiz de Fora.

2 comentários:

Unknown disse...

POR UMA REUNIÃO NACIONAL DOS ADERENTES À
CARTA ABERTA A LULA PELO PASSE LIVRE (29/8)




A Todos os Estudantes Secundaristas,
Aos Grêmios, Entidades Municipais, Estaduais e à UBES


No 2º semestre de 2006 lançamos uma carta aberta a Lula, então presidente reeleito, exigindo uma solução para um grave problema que atinge a juventude brasileira: muitos estudantes deixam de estudar ou têm seus estudos comprometidos por não terem como arcar com os custos do transporte para ir à escola. A lei 10.709 de 2003 promulgada por Lula não resolveu o problema, pois transfere a responsabilidade de garantia do transporte escolar gratuito para os Estados e Municípios, que na grande maioria das vezes alega não ter verbas para tal, pois estão “quebrados”.

Fomos informados que em diversas cidades, como Maceió, Rio, Juiz de Fora, São Paulo, Ribeirão Preto, entre outras, grêmios e Uniões Municipais retomaram nossa Carta a Lula. Milhares de adesões foram e continuam sendo colhidas nessa carta. E Lula foi reeleito pela esmagadora maioria da população trabalhadora e da juventude com o mandato de atender as reivindicações. A começar pelo direito da juventude à educação, o que inclui as condições de acesso à escola.
Mas de lá para cá, nada mudou: o recém-lançado Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Governo Federal também não resolve a questão do passe livre.

Por isso, nós, que lançamos Carta a Lula resolvemos propor uma Reunião Nacional de Aderentes, chamando as entidades representativas dos secundaristas: a UBES, os grêmios e entidades municipais e estaduais para, organizarmos entrega das adesões a Lula e discutir a continuidade de nossa luta.

Estamos propondo que essa Reunião seja em 29/08, em Brasília, ocasião em que milhares de estudantes universitários farão um a nova Marcha de Volta ao DF para exigir de Lula a retirada da Reforma Universitária (PL 7200/06), verdadeiro ataque à educação no Brasil. Propomos essa data, pois sabemos que estudantes e entidades secundaristas estarão nesta Marcha, pois nós, secundaristas, queremos mais verbas e mais vagas nas Universidades Públicas, para que tenhamos acesso ao ensino superior.

Contamos com a sua presença!

Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas - São Carlos
20/05/07

..::UJS - DF::.. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.