sábado, 2 de junho de 2007

Natal: atividade no Machadão

Thiago Mayworm cumprimenta a mesa

Semana acelerada para a Caravana da UBES. Desde segunda-feira, a Caravana já percorreu Alagoas, Pernambuco e Paraíba; nesta quinta, o ônibus parou para o penúltimo estado nordestino a ser visitado: o Rio Grande do Norte. A equipe fixa da Caravana foi acompanhada de dois companheiros da Paraíba, Betinho e Rildean, que acompanharam a gente até o próximo destino. Chegamos em Natal durante a madrugada, depois de uma intranqüila noite de sono na estrada. O calendário apertado e a falta de sono deixam a equipe bem cansada – mas não tem cansaço nenhum que pare ou prejudique a caravana.



Quando entramos no pátio da E.E. “Machadão”, e foi recebida com uma estrutura montada e uma faixa de saudação do SINTE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública), o cansaço sumiu e as carinhas dos alunos presentes nos lembraram do motivo maior de estar ali: falar do passe livre e tentar, de alguma maneira, mobilizar os estudantes a lutarem por seus direitos.

O diretor da escola, Tadeu Araújo, foi quem abriu as portas para a Caravana. Há algum tempo ele tenta mobilizar os alunos do colégio a construírem um grêmio. Quando subiu aos microfones, Tadeu lembrou aos presentes da importância da representação estudantil na construção de uma democracia, e falou também que a passagem da caravana pelo colégio foi um “exercício de cidadania”. “O processo de aprendizado passa pela passagem, pelo acesso à passagem. E a conquista do passe livre só vai acontecer com a participação de todos”, disse aos estudantes.



Ítalo e Cesinha, da APES (Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas) falaram aos alunos sobre o contexto local na questão do passe livre. Há três dias, a passagem intermunicipal subiu 9% - chegou a R$ 2,50. Nas linhas municipais, o valor é R$ 1,60. Anselmo, do SINTE-RN, presente na mesa, disse que acompanha estudantes que vão a pé ao colégio para economizar – dá para imaginar, então, os que deixam de ir por morarem muito longe.



Estudantes assistem a apresentação teatral


Thiago Mayworm e Marcos Santos falaram sobre o histórico da luta pelo passe livre e explicaram aos alunos como fazer uma mobilização. “O importante é vocês levarem esse debate a outro colegas, é disseminar a idéia”, disse Marcos. A UBES deu o pontapé e passou para a APES o bastão de articular a luta no Machadão e nos colégios do Rio Grande do Norte. O debate acabou com os estudantes em coro cantando o grito de guerra do passe livre: “boi, boi, boi, boi da cara preta, se não tem passe livre a gente pula a roleta”.

Direto da atividade, a Caravana pegou a estrada rumo à ultima parada nordestina: Fortaleza.


Nenhum comentário: