sábado, 2 de junho de 2007

Emoções em Maracanaú

Saindo de Fortaleza, fomos à Maracanaú, na região metropolitana. O dia estava quente, a equipe esgotada e os ânimos lá embaixo. Não imaginávamos que, naquela cidade, no Liceu de Maracanaú, teríamos uma das melhores recepções de toda a caravana. A atividade começou no pátio, na hora do intervalo. A escola parou para ver o TeatrAtividade se apresentar:


Quando a apresentação acabou, foram quase cinco minutos de palmas. Vagner, Michele, Karina, Daiane e Elieser, os atores, deram até autórafos e foram quase intimados a fazer outra apresentação - desta vez, dentro do auditório, depois do debate.

O diretor do colégio, Máximo, disse que era uma honra receber "jovens tão empreendedores". "É uma satifação participar deste evento de dimensão nacional. Fico muito feliz do Liceu ter sido o colégio escolhido para isso", disse. Na mesa de debates, estavam presentes Vitor Hugo, presidente da União dos Estudantes de Maracanaú, seu companheiro de entidade Anderson Rafael, Arquimedes, presidente da União dos Estudantes de Fortaleza, além de André, Mário, Thiago Mayworm, Marcos Santos e Michele Bressan, da UBES. O público era extenso - além dos estudantes do Liceu, havia também secundaristas dos colégios Eloy Brandão e Flávio Pontes.

Michele foi a primeira da entidade a falar, e disse que cada um ali tinha um papel fundamental na construção da luta pelo passe livre estudantil. André, primeiro tesoureiro da UBES e morador de Fortaleza, falou do contexto local -a conquista da meia em Fortaleza e os preços abusivos nas passagens intermunicipais, em que não há nem meia-passagem. Depois, Thiago e Marcos, da Caravana, explicaram por quê estão percorrendo o país para lutar pelo passe livre - e deixaram claro que o mais importante ali era semear a idéia e fomentar a luta local.

Assim como na atividade em Fortaleza, em Maracanaú os estudantes bombardearam a mesa de perguntas. Séfora, uma das questionadoras, perguntou como é que eles podem se envolver mais na política e garantir, pelo menos, que a meia-passagem chegue à região metropolitana. Mário(foto), o cearense da mesa, respondeu: "nenhum parlamentar vai vir aqui e falar 'olha, tá aqui sua meia macrorregional'. A gente tem que ir para a rua, tem que pressionar os políticos, tem que garantir uma emenda".

Vitor Hugo, presidente da entidade municipal, disse que a cidade já entrou na campanha. "A UBES vai passar e a União dos Estudantes de Maracanaú vai ficar para reproduzir essa campanha". O debate terminou com mais uma apresentação do TeatrAtividade, mais uma vez ovacionada pelos estudantes presentes.

Saindo do Liceu, a Caravana foi direto à Prefeitura de Maracanaú, entrear o projeto de lei do passe livre. O prefeito, Roberto Pessoa, participava de um evento do lançamento do PAE - Programa de Autonomia Escolar - e, por isso, o auditório estava cheio de professores e profissionais da educação no local. Thiago Mayworm foi convidado para subir à mesa, e falou sobre a UBES, falou sobre as políticas educacionais do governo federal e parabenizou o prefeito por adotar uma política de reserva de vagas para estudantes de escolas públicas. No final, entregou o projeto de lei e posou para a foto:

Maracanaú foi a despedida nordestina da Caravana. Depois do Ceará, o ônibus corta o sertão e chega ao cerrado, onde promove atividades em Brasília na segunda-feira.

Nenhum comentário: